Em resposta a declarações realizadas pelo Presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, sobre o controvertido projeto de lei das “uniões de fato” (homossexuais) na Itália, a Santa Sé expressou sua avaliação pela abertura das autoridades à posição da Igreja.

Durante sua visita oficial a Espanha, Napolitano destacou a necessidade de que na redação da lei sobre os casais de fato também se leve em conta as razões da Igreja.

Sobre o tema, o Diretor do Departamento de Imprensa da Santa Sé, P. Federico Lombardi, S.I., destacou que “a intervenção do Presidente Giorgio Napolitano é muito apreciável, demonstra a grande atenção pelas posições que o Santo Padre manifestou em diversas ocasiões e alenta a uma atitude de diálogo e de respeito que não está sempre presente no debate político atual”.

O P. Lombardi assinalou que as declarações do Presidente convidam também “à busca de uma visão ampla sobre os problemas da sociedade, com grande sensibilidade pelas preocupações manifestadas pelas autoridades da Igreja, reconhecido sua legitimidade e o fato de que são profundamente motivadas e estimuladas pela busca do bem comum da sociedade e no caso específico da sociedade italiana”.

"Há que ver como uma maneira de encontrar no diálogo a desejada síntese, implicando os diversos membros da comunidade política e social italiana, de modo que as posições expressas pelas autoridades da Igreja na Itália se tenham em sua devida consideração”, concluiu.