250 mil pessoas chegarão a Corrientes de todo o país para participar nos dias 1 a 5 de setembro do X Congresso Eucarístico Nacional que se celebrará nessa cidade. O Arcebispado local publicou o programa do evento.

Conforme se informou, amanhã serão recebidas as delegações durante todo o dia e às 18 horas, começarão os atos que culminarão no domingo, dia 5, pela manhã, com a Missa de Envio.

O lugar de maior concentração de gente será no Campus da Universidade Nacional do Nordeste (Campus UNNE), onde se realizados os atos abertos.

O tema da quarta-feira é “A Eucaristia nos convoca”. As atividades começarão com a recepção do delegado papal, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, Arcebispo da Santa Cruz da Serra, Bolívia. As palavras de boas-vindas serão ditas pelo Arcebispo de Corrientes, Dom Domingo Castagna. O Cardeal boliviano presidirá uma Missa às 20 horas.

O tema da quinta-feira  é “A Eucaristia nos reconcilia” e da sexta-feira  A Eucaristia nos solidariza”.

As atividades começarão às 8 da manhã com a oração das Laudes, em seguida haverá catequese a cargo de diversos bispos e trabalhos em grupo. Em cada centro se realizará a adoração eucarística.

Nas tardes haverá oficinas, oração das  Vésperas, com exposição do Santíssimo Sacramento, e às 18h30 os congressistas chegarão ao campus para as Missas centrais. Na quinta-feira, a Eucaristia estará a cargo do Cardeal Jorge Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, e a da sexta-feira  a cargo do Dom Eduardo Miras, Arcebispo de Rosário e Presidente da Conferência Episcopal Argentina.

Em seguida haverá atos culturais no Campus e em diversos lugares da cidade de Corrientes.

O sábado, dia 4 tem como tema “Maria, mulher eucarística”. Pela manhã haverá uma celebração em honra à Maria, Mulher Eucarística, que presidirá Dom Castagna no campus, eà tarde haverá o Gesto Solidário.

Posteriormente, haverá, nas diferentes áreas temáticas, as missas e vigílias eucarísticas onde se realizará a adoração ao Santíssimo Sacramento.

À noite, o Núncio apostólico, Dom Adriano Bernardini, presidirá a Missa e às 21h30 se realizará a exposição do Santíssimo, a solene procissão eucarística e a adoração com a vigília eucarística.

O último dia tem como tema “A Eucaristia nos envia”. Pela manhã haverá uma procissão eucarística. Posteriormente, às 10h, terá lugar, no campus, a Missa de envio que será presidida pelo enviado especial do Papa, Cardeal Julio Terrazas Sandoval.