O Bispo de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen Ze Kiun, afirmou que é tempo de que a Santa Sé tome uma postura mais firme e que se avalie a situação com a China para “mudar de estratégia” na tentativa de restabelecer as relações diplomáticas rompidas há mais de 50 anos.

Segundo Associated Press, o Cardeal considerou que neste momento o mais importante a fazer é “avaliar a situação, o que fizemos em tantos anos e dar-nos conta que temos que mudar de estratégia” e explicou que "talvez às pessoas não gostem que tomemos uma posição firme, mas eu diria que é necessário estabelecer linhas mais claras”. 

O Bispo de Hong Kong comentou que esta mudança de estratégia deve dar-se "porque durante muitos anos aceitamos compromissos que a princípio eram bons e necessários, mas depois de muitos anos podemos ver que há um efeito colateral negativo”.

O Cardeal Zen disse também que não comentará as coisas que escreveu ao Papa Bento XVI quanto a este assunto em algumas cartas que lhe enviou, mas afirmou que “uma coisa que sim posso dizer é que estou anunciando às pessoas na China que esperem dele uma clara direção”.

Para o Cardeal, as autoridades chinesas estão mais dispostas à mudança que a Igreja Patriótica Católica China. "O departamento de assuntos exteriores está mais interessado em estabelecer relações diplomáticas e a autoridade mais alta tem uma perspectiva mais internacional”, anotou o Cardeal que destacou que “por isso devem entender que a normalização das relações entre Pequim e a Santa Sé poderiam conduzir a um maior prestígio para a nação”.

Do mesmo modo, destacou que pediu ao Santo Padre para deixar o Bispado de Hong Kong e assim dedicar-se por completo à tarefa de restabelecer as relações entre a China e a Santa Sé. “É impossível fazer as duas coisas juntas. Então que pedi ao Pontífice que considere meu pedido”, destacou e afirmou que ainda não recebeu resposta do Papa.