Diversas personalidades criticaram um guia didático para professores e alunos do ensino fundamental e médio financiado pela Associação de Andaluzia e pelo Governo espanhol sobre o escrito jerezano José Manuel Caballero Bonald por considerá-la anti-democrática e atacar injustificadamente à Igreja Católica.
O Bispo de Almería, Dom Adolfo González Montes, qualificou o guia de “radicalmente antidemocrática” pelas expressões contra a Igreja Católica.
E afirmou que sua publicação “supõe uma agressão não só desnecessária, mas também injustificada, contra o caudal moral que acumula a Igreja na Espanha, além disso, representa sua trajetória histórica”.
Desta maneira, o Prelado andaluz destacou que o texto promovido pela Fundação Caballero Bonald e financiado pela Prefeitura de Jerez, o Ministério da Cultura e os conselhos andaluzes de Cultura e Educação “seria algo verdadeiramente miserável que não poderíamos aceitar”.
Por sua parte, o presidente da Confederação Andaluza de Associações de Pais de Alunos de Centros Católicos (CONFAPA), Juan María del Pino, pediu a “retirada imediata” do controvertido guia e criticou a “doutrinação de nossos filhos” que tenta fazer o Governo.
“Valendo-se de textos perfeitamente manipulados” a Associação dá aos estudantes “uma visão absolutamente escorada para a esquerda, criticando a Igreja e outros partidos políticos que estão na oposição”, disse del Pino.