O diretor executivo da Conferência Católica do Novo México (Estados Unidos), Allen Sánchez, afirmou que os bispos respaldam o projeto de lei que proibiria a briga de galos no estado, porque fomenta a violência e viola os princípios estabelecidos sobre como cuidar dos animais, que são criaturas de Deus.
"A Igreja ensina que estamos para auxiliar às criaturas de Deus e existem princípios estabelecidos sobre a maneira de cuidar dos animais", expressou Sánchez, quem assinalou também que "já é tempo que se adote a proibição e passemos aos debates de maior importância", como o respaldo dos bispos à abolição da pena de morte e sua oposição à investigação com células tronco embrionárias.
De proibir brigas de galos, só ficaria Louisiana como único estado onde sua prática é legal. Seus promotores afirmam que é uma tradição cultural dos hispanos e que por isso não deve proibir-se.
"As brigas de galos abusam da bondade da criação de Deus e não constituem um tesouro cultural", afirmaram os bispos em uma declaração.