Esta semana terminou em Madri o processo diocesano de investigação de um presumido milagre atribuído à intercessão da Devota Dolores R. Sopeña, fundadora do Instituto Catequista de mesmo nome. Trata-se da cura inexplicável de uma menina que caiu de um quarto andar.

A presente fase terminou depois de um ano de trabalho. A menina foi identificada como Dayanna Cantos, seu diagnóstico médico dizia: "Traumatismo crânio-encefálico grave"; a menina sofreu perda de massa encefálica e esteve vários dias em coma profundo com poucas esperanças de vida.

As Catequistas Sopeña que conheciam a Dayanna sugeriram a sua mãe que lhe impusesse uma relíquia de Dolores Sopeña e enquanto isso começaram a rezar uma novena pedindo sua intercessão. Poucos dias depois a menina saiu do coma e começou a superar o diagnóstico com resultados assombrosos.

Neste ano, o Tribunal responsável pela investigação recolheu todas as provas e a declaração das testemunhas do caso: médicos, enfermeiras e pessoal sanitário que atenderam Dayanna, tanto no momento do acidente como durante sua recuperação.

Agora, os resultados da investigação serão enviados à Congregação para as Causas dos Santos no Vaticano.

A Devota

María Dolores Rodríguez Sopeña nasceu em Vélez Rubio (Almería), em 30 de dezembro de 1848, foi a quarta de sete irmãos. Devido ao trabalho de seu pai, um jovem magistrado, que teve que mudar-se de povoado várias vezes, inclusive viveu alguns anos em Porto Rico e Cuba. Sempre destacou por sua intensa vida de fé e dedicação aos mais necessitados.

Em Cuba, começou a trabalhar nos bairros marginais e fundou o que ela denomina "Centros de Instrução", pois neles não só se ensinava o catecismo mas também cultura geral e inclusive prestava assistência médica. Para esta obra consegue muitas colaboradoras e a estabelece em três bairros distintos.

Em Cuba morre sua mãe, seu pai pede a aposentadoria e voltam para Madri em 1877. Em Madri organiza sua vida em três frentes: o cuidado da casa e de seu pai, o apostolado, o mesmo que fazia antes de deixar a Península, e sua vida espiritual: escolhe como diretor espiritual e começa a fazer anualmente os Exercícios Espirituais de são Ignácio.

A sugestão do bispo de Madri, D. Ciríaco Sancha, em 1892 funda uma Associação de Apostolado Secular hoje denominado «Movimento de Laicos Sopeña». Criou «Centros Operários de Instrução», pois a eles assistiam operários fortemente influenciados pelo anti-clericalismo e não conseguia oferecer o ensino da religião diretamente.

Em poucos anos, estabelece comunidades e Centros nas cidades mais industrializadas da época. Em 1914 funda em Roma e em 1917 viajam as primeiras Catequistas para abrir a primeira casa na América, concretamente no Chile.

No ano seguinte, em 10 de janeiro de 1918, Dolores Sopeña morre em Madri com fama de santidade.

Atualmente a Família Sopeña, formada pelas três instituições que deixou fundadas, quer dizer, o Instituto Catequistas Dolores Sopeña, o Movimento da Laicos Sopeña e a Obra Social e Cultural Sopeña, está presente na Espanha, Itália, Argentina, Colômbia, Cuba, Chile, Equador, México e República Dominicana.