A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou um subsídio que busca alentar e ajudar a todos os fiéis a preparar e acompanhar a próxima visita do Papa Bento XVI em maio próximo para a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe que se realizará na cidade de Aparecida.

O subsídio, apoiado na liturgia do tempo pascal, oferece reflexões e propostas de orações para cada dia do mês, e tem como objetivo que todo o povo reze, reflita e acompanhe os debates dos bispos sobre os temas da V Conferência.

O texto será distribuído a todas as dioceses, paróquias e livrarias do Brasil, para que todas as comunidades paroquiais, conventos, casas de religiosas, seminários, grupos de reflexão e famílias possam acessá-lo.

O Secretário Geral da CNBB, Dom Odilo Pedro Scherer, assinalou que a V Conferência "será uma graça de Deus para toda a Igreja e para o Brasil e trará muitos frutos. Uns dos temas importantes que se tratará será a identidade cristã e católica como discípulos e missionários de Jesus Cristo no meio do mundo, um ponto de referência muito importante, que deve ser recordado constantemente para não perder o rumo e o ardor da vida cristã".

Dom. Scherer expressou também seu desejo e esperança de que a V Conferência ajude à Igreja do Brasil a aprofundar em sua identidade e presença na sociedade, assim como a lançar-se com um novo impulso e entusiasmo missionário.