Mais de 15 mil pessoas percorreram este domingo as principais ruas desta capital para manifestar-se a favor do direito à vida contra a legalização do aborto, uma medida que será submetida a referendum no próximo 11 de fevereiro.

A “Marcha pela vida”, organizada pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), esteve dividida em sete fases, que simbolizavam cada uma das etapas da vida –concepção, nascimento, infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice– e esteve marcada por um clima festivo e familiar.

Os manifestantes, que levavam cartazes que chamavam a votar pelo “não” no referendum e repetiam ordens como “A vida é bela, não podemos acabar com ela”, partiram encabeçados por políticos pró-vida como José Ribeiro e Castro, Presidente do Partido Popular Luso (CDs-PP), e os ex-ministros Ernani Lopes, Antonio Bagao Félix e José Pedro Aguiar Branco.

À marcha se somaram outras personalidades como a popular cantora de fados Katia Guerreiro.

Ao concluir a marcha, os manifestantes escutaram, entre prolongados aplausos, manifestos de apoio enviados por movimentos cívicos e de defesa da vida da Espanha, França, Itália e Estados Unidos.