O jesuíta Robert Drinan, o primeiro e único sacerdote católico eleito como deputado nos Estados Unidos, faleceu no domingo aos 86 anos por causa de uma pneumonia, informou a Universidade do Georgetown.

Na década dos 70 Drinan virou o símbolo do desacordo católico quando foi eleito congressista do Partido Democrata pelo estado de Massachusetts, e levou ao Congresso uma plataforma de reforma social e de legalização do aborto.

Durante seus 10 anos como congressista, o Pe. Drinan apoiou a legalização do aborto em todas as suas formas, opôs-se a qualquer tipo de restrição do mesmo e respaldou a distribuição maciça de contraceptivos, aomesmo tempo que criticava publicamente os ensinamentos da Encíclica Humanae Vitae do Papa Paulo VI.

Em uma de suas primeiras medidas em relação à Igreja nos Estados Unidos, o Papa João Paulo II exigiu aos superiores jesuítas de Drinan que aplicassem a legislação da Igreja que impede que um sacerdote ocupe um cargo político.

Drinan renunciou a seu cargo, mas continuou escrevendo e dando conferências a favor da contracepção e do aborto, inclusive do espantoso “aborto por parto parcial”, e contra os ensinamentos do Papa João Paulo II e recentemente, do Papa Bento XVI.

“Sua morte foi pacífica e estava rodeado pela sua família”, indicou o Pe. John Langan SJ, Reitor da comunidade jesuíta da universidade, onde morava Drinan.