Nesta terça-feira 31 de agosto se realizou a cerimônia de comemoração do   Aniversário do Seminário Hispano Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México.

O seminário, criado na capital mexicana com o apoio do Cardeal Norberto Rivera Carrera, forma vocações hispanas surgidas na América do Norte para atender o crescente número de imigrantes hispanos nos Estados Unidos e Canadá.

A cerimônia, que contou com a presença do Dom José Gómez, Bispo Auxiliar de Denver e membro do conselho diretor da instituição, deu também início ao novo ano acadêmico, que pela primeira vez oferece 30 lugares para seminaristas enviados por bispos dos Estados Unidos e Canadá

Durante a cerimônia de aniversário, Dom Gómez destacou os crescentes desafios da pastoral hispana nos Estados Unidos,  recordando que embora este seja um país de imigrantes “o volume da população hispana, que não tem precedentes nem comparação com nenhuma outra onda imigrante no passado, evidenciam o complexo que significa a assimilação desta população, sua integração adequada que não seja às custas de seus valores, e explica por quê surgem expressões xenófobas”.

O Prelado assinalou também que embora  exista no Episcopado norte-americano “uma resposta formal de apóio aos imigrantes”, “as estruturas se vêem transbordadas: em Colorado,  por exemplo, onde os católicos eram originalmente o 17%, o crescimento da população hispana, que nos últimos 10 anos foi de 76% transborda qualquer estrutura, além da boa vontade e as boas intenções”.

Dom. Gómez destacou entretanto que  “a verdadeira pastoral hispana é acima de tudo isso: pastoral. A Igreja, perita em humanidade, como diz o Concílio, ocupa-se do homem como um ser integral, mas reconhece que sua tarefa não é a de ser uma organização não governamental ou um substituto das carências do estado ou um mero gestor social e cultural”.

“É acima de tudo, a pregadora do Evangelho, que tem como responsabilidade  levar, como diz a Ecclesia in America, ao encontro pessoal com o Senhor Jesus, para a partir de ali responder aos desafios integrais do hispano nos Estados Unidos”.

“Como católicos –assinalou Dom Gómez,- acreditam que  o Senhor Jesus é o Senhor da história, e que por algum motivo quis que esta corrente migratória tão grande chegue ao país mais capitalista da terra. Parte da pastoral hispana é perguntar-se o que é o que os hispanos, se  integrados adequadamente, podem proporcionar”.

Em relação ao futuro esperançador do seminário Hispano, seu Reitor, o Pe. Rodrigo Benítez Floresça, assinalou que com este aniversário, “seguimos orando para que haja mais vocações sacerdotais que possam atender às necessidades pastorais nos Estados Unidos”.

A página Web do seminário se encontra em:  www.cristonosama.net/seminariohispano