No marco de sua 89° Assembléia geral, a Conferência Episcopal Peruana (CEP) fez um chamado para ajudar aos danificados pelas chuvas torrenciais que deixaram a milhares de famílias danificadas na zona nor-oriental do Peru.
Após expressar sua solidariedade para com as vítimas deste desastre natural, a CEP exortou aos fiéis a colaborar com os que sofreram grandes perdas materiais nos departamentos de San Martín, Huánuco e Junín. "A situação das pessoas afetadas piora pela falta de mantimentos e água para consumo humano o que incrementa os problemas de saúde infantil e familiar", indicaram os bispos.
"Diante desta situação, fazemos um chamado a toda a comunidade peruana a manifestar sua solidariedade em favor dos nossos irmãos que estão sofrendo por causa dos fenômenos naturais e contribuir na medida de suas possibilidades a aliviar suas necessidades", alentaram os prelados e anunciaram que em 25 de fevereiro "realizaremos uma grande coleta nacional em todas as paróquias do nosso país, para contribuir ao processo de reabilitação e reconstrução das zonas afetadas".
Os prelados peruanos também deram a conhecer que escolheram a Dom Javier Del Rio Alba, Arcebispo de Arequipa, como primeiro Vice-presidente da CEP, sustitui Dom José Paulino Rios Reynoso, Arcebispo Emérito de Arequipa. Do mesmo modo, Dom Angel Francisco Simón Piorno, Bispo de Chimbote, é o novo Presidente da Comissão Episcopal do Clero e Presidente de Solidariedade Sacerdotal Santa Rosa; sustitui também o Dom Rios Reynoso.