Com ocasião da recente celebração da Festa de São Francisco de Salles, o Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, publicou uma carta dirigida aos sacerdotes do mundo para animá-los em seu trabalho ministerial.

Na carta, publicada esta semana na página Web do Dicastério (www.clerus.org), o Cardeal expressa seu desejo de servir e amar aos sacerdotes do mundo, e os anima a viver “orgulhosos e felizes” de sua identidade sacerdotal.

A Carta do Cardeal brasileiro diz textualmente:

Senti a necessidade de lhes enviar uma cordial saudação, também através de nosso site na Internet.

Há algum tempo me encontro em Roma, ao ter sido chamado pelo amado Papa Bento XVI, com o fim de cooperar com Ele no serviço de amor para com os presbíteros, diáconos e catequistas.

Em primeiro lugar, quero dirigir uma afetuosa saudação ao Cardeal Darío Castrillón Hoyos –meu imediato predecessor– já que, e graças a sua grande visão de futuro, posso agora também proclamar minhas palavras por meio dos misteriosos caminhos do éter. Ele foi um verdadeiro amigo dos sacerdotes, levou-lhes em seu coração de Pastor, rezou por vós e… amou-vos.

Queridos amigos: agora sou eu quem tem que levar-los no coração, rezar por vós e amá-los.

Não quero esconder-lhes que me sinto ainda um pouco… "noviço".

Conservo a nostalgia de tudo aquilo, que deixei em São Paulo no Brasil, mas, como Abraão, confiei em meu Senhor e meu Deus e aqui estou para vós como Bispo, com vós como sacerdote.

Servir aos sacerdotes! Que missão e que amoris officium!.

Somos portadores de uma identidade específica, que nos caracteriza constantemente em nosso ser e em nosso obrar: fomos consagrados e incorporados no obrar de Cristo. Os gestos e as palavras de Jesus se ritualizam no tempo e na história, suscitando em quem os faz "os mesmos sentimentos de Cristo" e os mesmos efeitos de salvação.

A Igreja, conferindo o sacramento da Ordem, constitui ontologicamente ao presbítero o ser alter Christus ou, como alguns afirmam, ipse Christus: Constitui ministro da Palavra, ministro dos atos proféticos e do amor pastoral de Cristo. Assim, sua função não termina com a dimensão cultual, mas sim se completa naquela profecia do anúncio da Palavra e na pastoral como guia da comunidade.

O Concílio Vaticano II nos deixou belas expressões, que sintetizam as funções do Presbítero, delineando também sua identidade: "Os Presbíteros, sejam aqueles que se dediquem à oração e adoração, ora preguem a Palavra, ora ofereçam o sacrifício eucarístico e administrem os outros sacramentos, ou exerçam outros ministérios pelos homens, contribuem ao aumento da glória de Deus e a promover a vida divina nos mesmos homens". (CORREIO 2).

Sejamos orgulhosos e felizes, queridos irmãos, desta nossa identidade sacerdotal. Estejamos convencidos de sermos sacerdotes. É verdade: Nossa missão não é fácil, mas unidos a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, e com Maria, Mãe do primeiro Sacerdote e de todos os sacerdotes, saberemos ser testemunhas da esperança, que está dentro de nós, a favor do grande número de irmãos e irmãs, que ainda hoje têm necessidade do Caminho, da Verdade e da Vida.

Abençôo a todos com grande afeto,

Cláudio Card. Hummes

Prefeito da Congregação para o Clero