Em uma emotiva procissão e cerimônia na Catedral  Metropolitana, mais de cinco mil fiéis se reuniram para receber e honrar as relíquias da Madre  Laura Montoya, a religiosa colombiana beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 25 de abril.

Os restos mortais da Madre Laura partiram em uma carroça fúnebre feito de madeira talhada e puxada por quatro corcéis brancos, tal como se usava no século  XIX; acompanhados por mais de 50 carros e milhares de peregrinos de todo o país e de diversos países onde se encontram as Missionárias de Maria Imaculada e Santa Catarina de Siena, fundadas pela beata.

Segundo informou a Madre Esperança Arboleda, Superiora Geral das “Lauritas” –como são mais conhecidas–, um total 1.500 irmãs estiveram presentes na cerimônia.

Ao chegar à Catedral, o Arcebispo de Medelim, Dom Alberto Giraldo, abençoou os restos da  Madre Laura, que foram recebidos com diversas expressões  artísticas e musicais.

A cerimônia solene, presidida pelo Arcebispo, teve início às 12h30 com mais de 5 mil pessoas, entre elas o Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que impôs às Lauritas a Ordem Nacional ao Mérito em grau de Cruz de Prata.

À tarde as relíquias retornaram a seu lugar de origem, em Belencito, onde serão o centro do  Santuário anexo ao Templo da Luz, aberto agora para que os fiéis possam venerar a Beata.