O Centro Superior de Produção Cinematográfica, Filmar o Inefável (CSPC), uma iniciativa que busca ser um ponto de encontro e diálogo entre as novas linguagens cinematográficas e a antropologia cristã, convocou os jovens cineastas de todo o mundo a um concurso para participar da realização de seu primeiro longa-metragem.

Conforme anunciaram os responsáveis por este novo projeto através de seu site www.filmarloinefable.org a convocatória tem como público alvo os cineastas menores de 40 anos que não tenham realizado mais que dois longas-metragens para competir nas áreas de direção de fotografia, desenho de som e direção de arte ou cenografia.

O jurado do concurso valorizará as obras apresentadas segundo o nível técnico do trabalho, a coerência lingüística, a contribuição original do participante, a própria intuição de novas linguagens cinematográficas e os experimentos para descrever a dimensão espiritual do ser humano.

Os ganhadores do concurso serão premiados com a participação na realização do filme “Anistia” que se realizará na cidade de Guadalajara, México, em 2007, com gastos pagos de transporte aéreo, alimentação, hospedagem e sanidade pelo período de estadia durante a gravação, além da possibilidade de obter um lugar trabalhista como Professor do CSPC durante um ano.

O CSPC é um centro dirigido a cineastas jovens com o objetivo de criar novas linguagens cinematográficas com técnica digital apresentando “histórias da dimensão espiritual do ser humano, ou seja, Filmar o inefável”. Colaboram com esta iniciativa o Pontifício Conselho da Cultura, a Cidade de Guadalajara, entre outros.