Ao presidir na terça-feira uma Missa pela reabertura da Catedral de Getafe, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, assegurou que a mensagem hedonista, agnóstica e descomprometida da vida dada aos jovens “é o que os deixa inertes moral e espiritualmente ante a provocação de configurar seu futuro responsavelmente”.

“A mensagem hedonista, a da visão da vida e do mundo, puramente agnóstica e descomprometida que chega aos jovens com tanta freqüência e desde tantos meios e centros de influência social e cultural é o que os deixa inertes moral e espiritualmente ante a provocação de configurar seu futuro responsavelmente, como comprovamos uma e outra vez nos sucessos preocupantes de violência dos quais são protagonistas”, disse o Cardeal em sua homilia na catedral reaberta depois de seis anos de obras de restauração.

Por isso o Cardeal urgiu à transmissão da fé de geração em geração, uma tarefa que “é hoje especialmente urgente devido à dramática e progressiva descristianização de nosso povo, que põe em perigo a sobrevivência da fé e da vida cristã”.

“Acaso –se perguntou– não é esse o triste espetáculo de muitos cristãos cuja vida se derruba estrepitosamente ante as investidas de quem, de uma visão materialista e laicista da vida, pretendem nos fazer viver como se Deus não existisse e construir nossa sociedade à margem da lei de Deus inscrita no coração do homem? Não nos recorda insistentemente o Papa Bento XVI que devemos reagir ante o perigo de considerar a fé como um assunto meramente privado das pessoas?”.

Ante esta situação da juventude, o Cardeal alentou, entre outras coisas, à participação ativa na “Missão Jovem” que se implementou nas três dioceses de Madri.

No anúncio do evangelho e na construção do mundo segundo o Plano de Deus, o cristão tem que superar obstáculos, que “nos exigem atitudes de fortaleza apostólica para não nos desanimar ante os poderes deste mundo confiando no poder próprio do evangelho e na ajuda do Espírito Santo que habita em nós’”, assinalou.