A visita ao Papa Bento XVI do Primeiro Ministro da República Socialista do Vietnam, Nguyen Tan Dung, inaugurou uma nova época de relações com a nação asiática que tem o número mais alto de católicos depois das Filipinas e Timor Leste.

Depois do encontro –o primeiro entre um Primeiro Ministro vietnamita e um Pontífice–, Nguyen Tan Dung se reuniu com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado, acompanhado pelo Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.

Segundo o comunicado oficial do encontro, “a Santa Sé manifestou sua alegria pela visita, que marca um novo e importante passo para a normalização das relações bilaterais, que nos últimos anos registraram progressos concretos, abrindo maiores espaços de liberdade religiosa para a Igreja Católica no Vietnam”.

“Durante as conversas –diz o comunicado– se falou dos problemas ainda abertos, que se espera sejam confrontados e resolvidos por meio de canais de diálogo existentes e levem a uma cooperação frutuosa entre a Igreja e o Estado, de modo que os católicos possam contribuir cada vez com maior eficácia sua contribuição positiva pelo bem comum do país, a promoção dos valores morais, em particular na juventude, a difusão de uma cultura da solidariedade e a assistência caridosa em favor dos setores mais fracos da população”.

“Além disso, houve um intercâmbio de opiniões sobre a atualidade internacional, em vista de um compromisso comum pela paz e pela solução negociação dos graves problemas do presente”, conclui o comunicado.