Um sacerdote francês ganhou a terceira edição do prêmio literário “Cardeal Henri de Lubac” pela tese “O respeito à vida humana em ética de comunhão” entregue ontem pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Paul Poupard.

O P. Brice de Malherbe obteve assim o galardão dedicado ao reconhecido teólogo e Cardeal francês, criado pela embaixada francesa ante a Santa Sé. Este prêmio é entregue a melhor tese em filosofia ou teologia escrita em francês e enviada a uma das universidades pontifícias de Roma.

O presbítero francês explicou que o tema de sua tese foi escolhido logo depois de viver dois meses em um centro de atenção para doentes terminais e teve como assessor da mesma Dom Livio Melina do Instituto João Paulo II da Pontifícia Universidade Lateranense.

O segundo lugar o obteve o P. Stéphane Henaux, com a tese “A metafísica da liberdade em Joseph de Finance”, apresentada na Universidade Gregoriana. The ceremony was also attended by card. Georges Marie Cottier and Jacques de Larosière, president of the International association “Cardinal Henri de Lubac”.