O Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) que se realizou de 15 à 19 de janeiro na cidade de Dar Es Salaam, Tanzânia, serve para avaliar o progresso da evangelização nesse continente e para estabelecer as tarefas urgentes que a difusão da fé expõe de cara para o futuro da Igreja na região.

Neste Simpósio, que foi parte também da preparação para o próximo Sínodo dos Bispos da África, conversou-se sobre distintos temas como a proclamação da Boa Nova, a inculturação, o diálogo, as religiões tradicionais, o Islã e os novos movimentos religiosos. Do mesmo modo, a reconciliação, a justiça e a paz foram também assuntos importantes discutidos pelos bispos.

Christine du Coudray e o P. Andrzej Halemba, que participaram do evento em representação da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), destacaram a importância da família na evangelização.

Por sua parte, o P. Patrick Thawale, comentou sobre o processo de inculturação do Evangelho nos povos africanos que “se estivermos seriamente preocupados com o bem-estar da Igreja e, de fato, de todo o mundo, temos que trabalhar para melhorar a estabilidade e o fortalecimento da família”.