Graças à generosidade de uma família católica norte-americana, o Papiro Bodmer XIV-XV, que contém a versão manuscrita mais antiga do Pai Nosso, passou a ser patrimônio da Santa Sé.

No final da tarde de segunda-feira, o Papa Bento XVI recebeu o Cardeal Jean-Louis Tauran, arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja,acompanhado da família doadora, para a apresentação do Papiro Bodmer XIV-XV.

O papiro é um dos manuscritos mais antigos do Novo Testamento. É de inícios do século III, contém 27 amplos fólios fragmentados de Lucas (incluindo o capítulo 11, onde se encontra o Pai Nosso) e os primeiros 14 capítulos de João.

Até agora o papiro era conservado em Cologny, perto de Genebra (Suíça), na sede da Fundação Bodmer a quem pertencia, e agora foi dado à Biblioteca Apostólica Vaticano.

O Santo Padre expressou seu agradecimento e profunda satisfação pelo fato de que este importante testemunho manuscrito do Novo Testamento, de grande valor histórico, espiritual e crítico, encontre-se agora na Biblioteca Vaticano.