Um perito italiano afirmou que a mulher que posou para que Leonardo Da Vinci pintasse a Mona Lisa ou a Gioconda faleceu em 1542 como religiosa em um convento de Florença, lugar em que foi enterrada também.

Giuseppe Pallanti, autor do livro “Mona Lisa descoberta: A verdadeira identidade da modelo de Leonardo”, achou recentemente a notícia da morte de Lisa Gherardini, a mulher que segundo o consenso dos estudiosos posou para que Leonardo pintasse uma de suas obras mestras, nos arquivos de uma igreja em Florência em que se indica que “a esposa de Francesco del Giocondo morreu em 15 de julho de 1542 e foi enterrada em Sant'Orsola".

A igreja de Sant'Orsola, aonde Lisa Gherardini morreu à idade de 63 anos, está em ruínas e em desuso, e esta se localizada perto da Basílica de São Lorenzo em Florência. “Foi este convento aonde Mona Lisa trouxe para sua filha mais jovem, Marietta, quem logo se converteu em religiosa. E ali mesmo, Lisa, como o estipulava o testamento de seu marido que faleceu quatro anos antes que ela, viveu os últimos dias de sua vida”, indicou Pallanti, quem leva investigando os arquivos de Florença quase três décadas, ao jornal italiano La Repubblica.

Outro estudioso e perito em Leonardo Da Vinci, Carlo Pedretti, agradeceu o descobrimento de Pallanti e pediu que se investigue as ruínas do convento para localizar os restos da Lisa Gherardini. “Graças às técnicas modernas, os cientistas podem determinar seu aspecto físico, inclusive os detalhes do rosto e fazer assim uma importante contribuição”, precisou.