Tudo está preparado para o lançamento do primeiro torneio de futebol “intra-Vaticano”, onde competirão 16 equipes, com a bênção do Papa Bento XVI.

Na “Clericus Cup” (Copa do Clero) participarão 16 equipes, integrados sobre tudo por seminaristas, professores e sacerdotes jovens dos diversos ateneus romanos; assim como um time integrado pela Guarda a Suíça.

O promotor do evento, cujo chute inicial se dará na terceira semana de fevereiro, é o Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, quem é além disso um grande aficionado por futebol.

Os responsáveis pela organização auguram que a “Copa do Clero” será um evento de significativa competitividade, pois nele “participarão muitos seminaristas de países com uma grande tradição futebolística”, como o Brasil e Argentina.

O concurso terá como “padrinhos” a duas estrelas do futebol italiano: o campeão mundial Francesco Totti e Angelo Peruzzi.

A final da Copa do Clero se disputará em junho no estádio Olímpico da capital italiana –onde jogam times locais como o Roma e o Lazio–, e a equipe ganhadora receberá a taça de mãos do Cardeal Bertone.