A Conferencia Episcopal Peruana começou nesta segunda-feira sua 89º Assembléia Plenária, durante a qual se discutirá o papel decisivo dos laicos na vida da Igreja, ao mesmo tempo em que elegerão um novo Vice-presidente.

Na Assembléia, que se prolongará até em 26 de janeiro, o tema principal a tratar será a “Formação dos Laicos: identidade, compromisso e missão”.

Durante a reunião se elegerá também o Vice-presidente para substituir de Dom José Rios, Arcebispo Emérito de Arequipa, quem recentemente deixou o cargo por razões de saúde.

No marco da reunião se fará a entrega da Medalha de "Santo Turíbio de Mogrovejo" ao Arcebispo Emérito de Arequipa; assim como aos eméritos Dom Oscar Cantuarias Pastor, de Piura; Dom José Hugo Garaycoa Hawkins, de Tacna e Moquegua; Dom José Ramón Gurruchaga Ezama, SDB, de Lurín; e Dom Juan Godayol Colom, SBD, de Ayaviri.

A condecoração também será entregue ao Primaz Regional "Santa Rosa" da Ordem de Pregadores (Dominicanos), em reconhecimento a seus 100 anos de trabalho evangelizador no sudeste do Peru, na região amazônica do departamento de Mãe de Deus.