Com o objetivo de ajudar os agricultores a preservar sua saúde, a paróquia Sagrado Coração –em união com a organização National Catholic Rural Life Conference– lançou uma campanha para oferecer instrução sobre pesticidas a cultivadores que trabalham em Yakima Valley, no estado de Washington.

Tim Kautza, especialista em ciência e meio ambiente que assessora o projeto, explicou que embora “não seja algo que todas as paróquias façam, esta audiência tem vínculos tão firmes com a Igreja Católica, e sente que esta lhe oferece um âmbito seguro e confiável”.

A idéia foi lançada durante uma reunião da junta diretiva em Yakima Valley, uma região agrícola onde trabalha um grupo numeroso de hispanos.

O Bispo de Yakima, Dom Carlos Sevilha, expressou que “sem dúvida a Igreja procura o bem-estar da pessoa integralmente. E sua relação com Deus, seu bem-estar espiritual, tem muito que ver com seu bem-estar físico”; e acrescentou que “o propósito é ajudar  estas pessoas a preservar sua saúde”.

Por sua vez, Jorge Lobos, funcionário do Departamento de Agricultura do estado de Washington, explicou que de acordo com as normas federais e estatais, os empregadores devem oferecer treinamento sobre a segurança dos pesticidas aos agricultores. Entretanto, as sessões de treinamento não fazem ênfase na lei.

“Para a maior parte dos trabalhadores, os pesticidas e sua saúde são importantes, mas não representam uma prioridade. A prioridade é obter dinheiro, comer e viver”, afirmou Lobos e acrescentou que “isto é só para que saibam todas as coisas simples que podem fazer para se protegerem”.