Ao receber nesta sexta-feira uma delegação ecumênica da Finlândia com motivo da festividade de São Henrique, padroeiro do país, o Papa fez um convite de impulsionar a unidade dos cristãos para dar um testemunho autentico do Evangelho ao mundo.

O Pontífice destacou que “o desenvolvimento das relações entre os cristãos nos últimos anos na Finlândia oferece muitas esperanças para o futuro do ecumenismo; rezam e trabalham juntos com entusiasmo, dando testemunho comum da palavra de Deus”.

"Precisamente este testemunho convincente das verdades do Evangelho que guiam e salvam é o que procuram ou precisam ouvir todos os homens e mulheres. Por parte disto cristãos exige valentia".

Bento XVI destacou que na declaração comum sobre a doutrina da Justificação “luteranos e católicos percorreram uma considerável distancia do ponto de vista teológico”, assinalou que “ainda há que seguir trabalhando”.

A respeito, assinalou que, “é alentador que o diálogo luterano-católico nórdico na Finlândia e Suécia esteja examinando o tema da Justificação na vida da Igreja”.

O Santo Padre concluiu manifestando a esperança de que “essas conversas contribuem realmente à busca da unidade plena e visível da Igreja, enquanto oferecem, ao mesmo tempo, uma resposta cada vez mais clara às questões fundamentais que afetam à vida e à sociedade”.