O Papa João Paulo II nomeou o recentemente designado representante da Santa Sé na República do Congo, Dom Andrés Carrascosa Coso, como Núncio Apostólico no Gabão.

No dia 31 de julho passado, João Paulo II nomeou o sacerdote e diplomata espanhol Andrés Carrascosa novo Núncio Apostólico na República do Congo, elevando-o à dignidade arcebispal e atribuindo-lhe a sede titular do Elo.

Dom Carrascosa, natural de Cuenca, receberá a ordenação episcopal das mãos do Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, em uma cerimônia que terá lugar no próximo dia 7 de outubro na Basílica de São Pedro em Roma.

Na Missa de consagração participarão também o Arcebispo Emérito de Conakry (Guiné), o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, Dom Robert Sahah, e o Bispo de Concha, Dom Ramón del Hoyo.

Dom Andrés Carrascosa Coso nasceu em 1955. Foi ordenado sacerdote em 1980. É doutor em Direito Canônico e licenciado em Teologia Bíblica. Uniu-se ao serviço diplomático da Santa Sé em 1985 e serviu nas representações pontíficas da Libéria, Dinamarca, Escritório da ONU em Genebra, Brasil e Canadá e no Conselho para os Assuntos Públicos da Igreja da Secretaria de Estado do Vaticano. No momento de sua nomeação como Núncio servia como conselheiro da Nunciatura Apostólica no Canadá.

Com a nomeação do Dom Carrascosa, são nove espanhóis a servirem atualmente à Igreja Católica como Núncios Apostólicos, seis deles na Europa, um na Ásia e dois a África.