O Ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro Valls, advertiu que o Presidente de Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, com sua promoção das uniões homossexuais encaminha a Espanha em direção contrária ao resto do mundo, que está redescobrindo “a natureza heterossexual e permanente do matrimônio”.

“32 estados dos Estados Unidos estabeleceram que o matrimônio consiste na união de um homem e uma mulher, e Lituânia acaba de inscrevê-lo em sua Constituição. E não falemos já da América Latina, Ásia ou África. O mundo todo está direcionado a um redescobrimento da natureza heterossexual e permanente do matrimônio”, afirmou ao jornal italiano Corriere della Sera.

Por outro lado, desmentiu as versões que circularam nos últimos dias sobre João Paulo II ter rejeitado maiores cuidados médicos. “Acredito que a morte de João Paulo II foi a morte mais transparente de um personagem público. O Papa escolheu ficar no Vaticano porque ali existiam os mesmos instrumentos técnicos que em um hospital e nunca disse: Já basta”, expressou.

Joaquín Navarro Valls acaba de ser nomeado Presidente do Conselho Assessor internacional da Universidade Campus Bio-Médico de Roma, o que significa, disse ele, “uma volta às minhas raízes profissionais como médico”.

O ex-porta-voz do Vaticano indicou que sua nova tarefa é “ampliar o campo da investigação, não somente no setor das ciências positivas mas também na investigação sobre o ser humano em si mesmo. Um terreno de crescente interesse em todas as grandes universidades”.