O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, confirmou hoje que o Papa Bento XVI decidiu convocar a uma “cúpula” de peritos para definir uma nova estratégia frente à China comunista.

Segundo o anúncio, o objetivo da reunião será analisar a situação da Igreja no país mais povoado do mundo, especialmente depois de que o governo comunista forçasse a ordenação de vários bispos “patrióticos” sem o consentimento do Vaticano.

Ao declará-las canonicamente ilegítimas, a Santa Sé deixava em claro que tais bispos estavam fora da comunhão da Igreja.

A reunião, presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado, se realizará na sexta-feira 19 e no sábado 20 de janeiro no Vaticano. 

Um porta-voz do Arcebispo de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen, um dos mais abertos críticos do regime comunista e da igreja “patriótica”, revelou que o Cardeal está entre os convidados à reunião.

Enquanto a igreja “patriótica” criada e apoiada pelo governo conta com uns quatro milhões de fiéis, a Igreja “das catacumbas” fiel a Roma e cujos bispos e sacerdotes são freqüentemente presos e intimidados pelo governo comunista, conta com mais de 10 milhões de fiéis segundo estimativas da Santa Sé.