Quando um grupo de seminaristas da Inglaterra iniciou uma campanha para arrecadar recursos para seus colegas na capital cubana, poucos teriam esperado o sucesso que obtiveram. Juntos pedalaram em suas bicicletas mais de 270 quilômetros e arrecadaram cerca de 23 mil e 500 euros.

A idéia ocorreu aos seminaristas do St Mary Seminary, Oscott, perto de Birmingham, depois de conhecer a solicitude dos 77 futuros sacerdotes que estudam no Seminário de São Carlos e Santo Ambrósio localizado em Havana.

O mês passado, Xavier Legorreta, encarregado da seção para a América Latina da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), chegou a Oscott para solicitar o cheque e agradecer aos estudantes em nome dos seminaristas ilhéus. "Surpreendeu-me tremendamente o êxito dos seminaristas. Foi uma grande surpresa. Isto nos demonstra que se pode conseguir coisas importantes com iniciativas simples e práticas”, disse naquela ocasião.

Os seminaristas cubanos dependem totalmente da ajuda exterior para subsistir: da comida diária até os móveis de seus quartos e os subsídios para seus professores. Por isso o Seminário de Havana recebe uma doação anual do AIS que tem feito da ilha uma prioridade em sua agenda de cooperação.