Há algumas semanas, um desconhecido deixou uma mensagem na Catedral de Concepción: Em 28 de agosto vamos assassinar um “servo de Deus”. Embora a população local espere com temor a chagada da data, os sacerdotes locais estão tranqüilos e dispostos a cumprir com seus trabalhos pastorais como qualquer outro fim de semana.

A imprensa chilena informou que a ameaça, assinada pelo suposto grupo satânico “Am Mu”, pôs em estado de alerta a polícia para oferecer proteção aos religiosos.

“Não estou nervoso por estas intimidações, porque o trabalho deve ser feito. Para isso fomos chamados”, assinalou o Padre Jorge Jiménez, vigário de Concepción e responsável pela Catedral.

Por sua vez, o Arcebispo local, Dom Antonio Moreno, não comentou a proximidade da data. Neste sábado, celebrará um ofício religioso em honra a Santo Agostinho e na Catedral se desenvolverão com normalidade as três missas habituais.

O grupo de leigos “Cidadãos pela Vida”, manifestou sua inquietação pela ameaça, pois pouco antes da aparição da carta, um membro de uma seita satânica assassinou  um sacerdote na Catedral de Santiago.

Paulina Aedo, porta-voz de “Cidadãos pela Vida”, reconheceu que os sacerdotes “tomaram tudo isto com prudência, mas nos preocupa que antes de viajar a Santiago, Rodrigo Orías, o assassino do Padre Gazziero (morto em Santiago), esteve na cidade e pôde ter se contatado com gente de alguma seita local”, explicou e assinalou que Dom Moreno já lhes advertiu “que o medo não podia paralisá-los”.