O compositor alemão Wolfgang Seifen tem composto, por iniciativa e encargo da agência Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), a Missa titulada “Tu es Petrus”, que será estreada no próximo 16 de abril, data em que o Papa Bento XVI completa 80 anos.

Conforme informou a Presidenta de AIS-Alemanha, AntoniaWillemsem, esta Missa será também executada em Roma em 10 de outubro, “como uma maneira de deixar muito claro nossa profunda admiração e valoração pelo Santo Padre, através desta extraordinária criação musical”.

A Missa será ouvida pela primeira vez em 15 de abril às 10h na Catedral de Berlim, dedicada a Santa Eduviges, durante a celebração que presidirá o mecenas da composição, o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner.

O professor Seifen tem composto a Missa Tu es Petrus em latim para orquestra sinfônica, coro e órgão; e segue a estrutura clássica da Missa Católica: Kyrie, Glória, Credo, Sanctus e Agnus Dei.

O professor Wolfgang Seifen foi aluno do irmão do Papa,  o Prelado Georg Ratzinger, durante sua infância quando participou do coro de meninos da Catedral de Regensburgo. Desde 1983 até o ano 2000 foi o organista da Basílica Mariana Pontifícia em Kevelaer, e já em 1987 compôs uma obra por encargo do Papa João Paulo II.

Desde 2000, Seifen é professor na Universidade das Artes em Berlim, e é membro da comissão de música sacra do Arcebispado de Berlim. Desempenha-se também como organista titular da Gedächtniskirche (Igreja da Memória) em Berlim.