Perante a iminente assinatura por parte da Presidenta do Chile, Michele Bachelet, de um decreto supremo que permitirá a distribuição gratuita da pílula abortiva do dia seguinte, o Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic Karmelic, exortou aos políticos a procurar eqüidade em matéria de educação, moradia e saúde; em vez de fazê-lo sobre o mencionado fármaco.

“Encontro muito curioso que setores chamados progressistas falem da eqüidade em relação à pílula. Eu queria ouví-los falar da eqüidade, por exemplo em melhorar a educação para os setores populares em relação com os setores acomodados, em dirigir uma situação econômica de moradia e de saúde para os mais pobres, por aí deveria ir a eqüidade e não em algo que tem seu perigo”, assinalou Dom Goic a canal 13 esta manhã, em resposta à defesa da medida presidencial feita ontem por parlamentários que argumentaram o direito à eqüidade.

O Prelado também indicou que, perante a iminente assinatura do decreto por parte da mandatária chilena, os bispos chilenos manifestarão seu “desacordo, muitas vezes acontece assim na Igreja, expressamos nossa opinião para ilustrar a consciência de todos os fiéis e de todas as pessoas de boa vontade, mas não temos um poder político”.

“Neste tema, como em outros temas, o que nós queríamos é que houvesse diálogo, eu ainda espero que haja diálogo sobre este tema das normas, especialmente sobre a pílula do dia depois um tema tão sensível que toca valores como a dignidade da mulher, a sexualidade, requereria um debate muito mais amplo, muito mais profundo”, concluiu.