Nesta manhã chegou a Moscou a delegação vaticana designada pelo Papa João Paulo II para devolver aos ortodoxos o ícone de Nossa Senhora de Kazan, a relíquia mais venerada do povo russo que desapareceu do país durante a revolução comunista.

A delegação foi recebida no aeroporto Sheremétievo-2 pelo Arcebispo ortodoxo de Dmítrov, Alexandre e outras personalidades da Igreja Ortodoxa Russa; o Núncio Apostólico na Federação Russa, Dom Antonio Mennini, e o Arcebispo católico de Moscou, Dom Tadeusz Kondrusiewicz.

No aeroporto, o porta-voz do Patriarcado de Moscou, Vsévolod Chaplin, assinalou que "interpretamos a entrega deste ícone como um gesto de boa vontade e justiça".

A Igreja Ortodoxa Russa "agradece ao Vaticano e pessoalmente ao Papa João Paulo II seu gesto simbólico", disse Chaplin e expressou a esperança de que a devolução do ícone "será prova e garantia de que no futuro haverá novos passos" que melhorem as relações entre ambas  Igrejas.

O ícone da Virgem de Kazan foi trasladada do aeroporto ao hotel do mosteiro Danílov, sede do Patriarcado Ortodoxo da Rússia.

Está previsto para amanhã que  os representantes da Santa Sé entreguem a imagem ao Patriarca ortodoxo russo, Alexandre II, em uma cerimônia que se celebrará no Kremlin.