O Chanceler da Eparquía Ucraniana, Pe. Luis Glinka, anunciou que o Arcebispo Maior do Kiev-Halyc (Ucrânia), Cardeal Lubomyr Husar, chegará em 28 de fevereiro para realizar uma visita pastoral à  Eparquia Católica Ucraniana na Argentina, especialmente às comunidades das províncias de Buenos Aires e Missões.

Conforme se informou, o Patriarca chegará acompanhado dos membros do Sínodo Permanente da Igreja Grego-Católica Ucraniana. Durante seu primeiro dia, o Cardeal Husar presidirá a celebração da Divina Liturgia Pontifical na Catedral Católica Ucraniana Santa María do Patrocínio.

Os ucranianos chegaram na Argentina a partir de 1880. O primeiro grupo numeroso atracou em 1897. Outros similares chegaram entre 1924 e 1945 fugindo da perseguição comunista.

A Eparquia Santa Maria do Patrocínio em Buenos Aires foi criada em 1968 pelo Papa Paulo VI como Exarcado Apostólico, para logo elevá-la a Eparquia (bispado oriental), com jurisdição sobre todos os católicos de rito ucraniano bizantino. Do mesmo modo, forma parte da Igreja Grego-Católica Ucraniana, dependente do Arcebispo Maior do Kyiv-Halic.

O primeiro Bispo-Eparca foi Dom Andrés Sapelak, quem renunciou por idade em 1999. Seu sucessor é Dom Miguel Mykycej. Atualmente a comunidade ucraniana na Argentina, entre imigrantes e seus descendentes, abrange perto de 200 mil pessoas, das quais 120 mil são católicos.