A poucos dias de deixar o México para assumir a Nunciatura Apostólica na Itália, Dom Giusseppe Bertello, assegurou que “aprofundar a fé” tornando-a vida cotidiana, é um dos principais desafios que tem a Igreja no país.

“Não me cansarei de dizer que esta experiência me marcou sinceramente”, expressou Dom Bertello, quem foi nomeado Núncio no México em dezembro de 2000.

Segundo o Arcebispo, de visita em Yucatán, partirá levando “uma grande lembrança da vida religiosa, da fé deste povo, sobre tudo das visitas às paróquias, às comunidades, onde a gente apalpa verdadeiramente o coração católico do México”.

Para o Dom Bertello um dos desafios imediatos da Igreja no país é sua participação na próxima “Conferência do Episcopado Latino-americano: uma nova evangelização, com uma dinâmica missionária”.

“Quando penso neste tema me lembro sempre do dia de Nossa Senhora de Guadalupe. A oração que faz o sacerdote na missa neste dia diz duas coisas: primeiro, Senhor, ajudai-nos pela intercessão da Virgem a aprofundar em nossa fé, e segundo, ajudai-nos a construir a paz”, indicou.

Para o Arcebispo, “aprofundar a fé é levá-la no dia-a-dia da vida e neste âmbito é uma prioridade, sobre tudo para um país jovem como o México, a pastoral juvenil, a atenção aos jovens, pois uma parte destes serão sacerdotes”.

Segundo Dom Bertello, “para ajudar a construir esta sociedade nova, justa, democrática e solidária, outro desafio é a atenção aos pobres. No México, na Igreja Católica, há muitos rios subterrâneos neste campo que trabalham silenciosamente, com sacrifício, com generosidade; congregações religiosas, párocos. Penso nessa sensibilidade para o desenvolvimento do país, e acredito que necessita também a contribuição que lhe possa brindar a comunidade católica”.