O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, visitou surpresivamente o Instituto de Detenção da cidade de Buenos Aires (Cárcere de Devoto) em 26 de dezembro, conforme informou o Padre Alejandro Diego Aquila, diretor do Serviço de Pastoral Penitenciária e capelão desse recinto penitenciário.

O fato não se fez público –assinalou o Presbítero- porque “embora o Cardeal  aproveita a Semana Santa ou Natal para concorrer a lugares onde vive gente que, de algum jeito, é vítima de padecimentos no corpo ou na alma, também é costume sua não antecipar nem divulgar estes deslocamentos”.

“Sua intenção é levar a essas pessoas sua proximidade, seu apoio moral e a Palavra de Deus que lhes ajude a agüentar com espírito cristão seus padecimentos. Sua presença  foi recebida por todos como uma nova expressão de fôlego, que  renova o compromisso de praticar as obras de misericórdia como testemunho da fé em Jesus”, anotou.

Na visita ao recinto penitenciário, o Cardeal Bergoglio compartilhou com os reclusos e presidiu a Missa de Natal na Capela Sagrado Coração. acompanhado do  Bispo Auxiliar de Buenos Aires e vigário episcopal da Vigaria Devoto, Dom Raúl Martín, e os capelães da penitenciária.