Com uma Eucaristia solene, o Núncio Apostólico do Santo Padre na Espanha, Dom Manuel Monteiro de Castro, abriu nesse domingo o Ano Jubilar Calasanciano em Peralta de la Sal, localidade onde nasceu o santo espanhol fundador das Escolas Pias.

Estiveram presentes na concelebração da Missa celebrada na capela da casa santuário, onde a tradição assinala que nasceu São José de Calasanz, os bispos de Barbastro-Monzón, Zaragoza, Teruel, Logroño-Calahorra e Tarazona; os arcebispos eméritos Elías Yanes e Damián Iguacén; assim como o vigário da Prelatura do Opus Dei em Zaragoza, além de meio centenar de sacerdotes.

Durante este Ano Jubilar, no 450 aniversário do nascimento do santo fundador, e que se prolongará até o próximo 16 de dezembro, se desenvolverão em Aragón diversas atividades como um concurso de inovação pedagógica, projetos educativos de cooperação internacional em Camarões, ações de sensibilização, atos culturais e exposições artísticas, entre outras.

Além disso, prevê-se que o povo de Peralta de la Sal se torne um ponto de peregrinação para milhares de fiéis com o passar do ano com o propósito de lucrar as indulgências do jubileu.