O Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago, assinalou que as uniões de homossexuais devem ser valoradas “como um impacto destrutivo da família conforme ao projeto de Deus e conforme ao projeto que está inscrito na própria natureza humana”.

Em declarações a um meio local, o Prelado explicou que na reunião anual que se realizará em Roma da Pontifícia Comissão para a América Latina, do qual é membro, tratar-se-á o tema da família.

“Assim como em todo lugar no mundo, (a família) está sendo agredida de diferentes maneiras, por aspectos jurídicos, pela influência às vezes negativa do ambiente. Se trata de fazer um diagnóstico da situação da família na América Latina e propor caminhos de trabalho para dar uma resposta a esta problemática”, assinalou o Arcebispo.

Indicou que na reunião se refletirá sobre a importância da pastoral familiar e a preparação dos jovens ao matrimônio. Acrescentou que embora não se programou analisar a aprovação de leis de uniões do mesmo sexo, é possível que se toque o tema. “Eu acredito que em um momento se tratará porque é um aspecto que está surgindo, não só na América Latina, mas também virtualmente em muitos países do mundo”, expressou.