O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, pediu ajudar às famílias afetadas pelo aumento de preço da tortilha, alimento básico elaborado com milho e consumido diariamente pelos mexicanos, mas descartou que o aumento de seu preço leve a uma crise social.

“Eu acredito que o problema deve ser resolvido, mas não é a tragédia do México, não é o final da história do México, porque a tortilha aumentou de preço”, afirmou o Cardeal no final da Missa dominical.

Nesse sentido, disse que as ações tomadas pelo Governo Federal para deter o aumento são as corretas. Explicou que deverao aplicar-se medidas a longo prazo, “mas por enquanto às famílias que estão padecendo esta situação devem ser auxiliadas, embora isto pareça uma ação imediatista”.

O Arcebispo indicou que se precisa promover uma reforma fiscal e econômica que permita que problemas deste tipo se resolvam não só imediatamente, senão de forma permanente.

“Acho que a reforma fiscal é absolutamente necessária. O país não poderá sair da pobreza, México não poderá progredir se não tivermos uma reforma fiscal”, assinalou. Acrescentou que o país “não pode seguir crescendo aos ritmos que o veio fazendo, podendo crescer mais. Por isso estes fenômenos se agravam, porque o México não teve crescimento ou não foi o esperado”.