O Presidente da Confederação Nacional Católica de Associações de Pais de Alunos (CONCAPA), Luis Carbonel, reclamou ao Ministério de Educação que os conteúdos da disciplina Educação para a Cidadania e Direitos humanos que imporá o Governo espanhol os devem “desenhar os pais para evitar que cada governo os estruture segundo sua forma de entender os valores”.

Para  Carbonel, os conteúdos da controvertida disciplina da Lei Orgânica de Educação (LOE) têm que ser “acordados pelos pais” e devem incluir alguns como a justiça e a honradez e desprezar aqueles sobre os que não haja tal consenso.

Enquanto os pais não exerçam o direito de educar a seus filhos nos valores que eles decidam, assegura Carbonel, o ensinoamento desta matéria suporá uma “intromissão ilegítima” por parte do Estado.

Por último, o Presidente explicou que CONCAPA apóia o caráter voluntário da nova disciplina e que nela se ensinem direitos e obrigações "objetivos" contemplados na Constituição e nos diversos tratados internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos humanos.