O escritório de imprensa do Movimento dos Focolares anunciou que sua Fundadora, Chiara Lubich, foi dada de alta depois de ter permanecido internada mais de dois meses no Hospital Gemelli de Roma por uma insuficiência respiratória.

Lubich, quem em 2 de novembro foi hospitalizada de emergência no Departamento de Terapia Intensiva desse nosocômio voltou para sua casa, em Rocca di Papa (Roma), onde fica a sede do Centro Internacional do Movimento dos Focolares.

Salvatore Valente, especialista em Pneumologia assinalou que "conseguiu-se a remissão completa da pneumonia e  a situação respiratória é mais do que satisfatória porque  se registra uma normalização de todos os parâmetros clínicos".

Ao sair do hospital, a fundadora dos Focolares expressou sua gratidão  pelos cuidados emprestados com o máximo empenho, profissionalidade e grande humanidade por parte de todos os médicos e pessoal sanitário. Do mesmo modo,  pelas expressões de solidariedade e as orações pelo seu restabelecimento por parte de membros Focolares,  personalidades civis e eclesiásticas e  responsáveis por outras religiões.

Chiara Lubich nasceu em Trento, ao norte da Itália, em 1920.

Consagrou-se a Deus privadamente em 7 de dezembro de 1943 e em 1948 conheceu  Igino Giordani, deputado, escritor e jornalista, pai de 4 filhos; quem se converteria no Co-fundador do que logo seria o Movimento dos Focolares. Em 1967, como resposta à crescente crise da família, funda o Movimento Famílias Novas. Pouco depois, ante o movimento de resposta juvenil, dentro da mesma família espiritual, fundou “Geração Nova”.