O Arcebispo de Mérida, Dom Baltazar Porras, indicou que o socialismo do século XXI ao que se refere o Governo venezuelano é indefinido ideologicamente, busca “distrair a atenção” e “parece um supermercado”.

Em entrevista concedida a União Rádio, o Prelado comentou assim o desconforto do Governo nacional pelo documento que emitiu a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) exigindo uma definição do socialismo do século XXI ao que se refere.

Para o Arcebispo, outras características deste socialismo são o populismo, o autoritarismo e o militarismo.

Do mesmo modo, Dom Porras pediu aos venezuelanos compreender que ''uma democracia não se constrói do autoritarismo e da perda de autonomia dos poderes e sobre tudo da alternabilidade que deve existir, da figura presidencial; nem da suspensão ou supressão de prefeituras e conselhos municipais''.

Ao referir-se a esta proposta presidencial de reorganizar a estrutura territorial do país, suprimindo estas instituições, o Prelado disse que isto poderia levar a “um enfraquecimento do poder local, porque as câmaras de vereadores municipais poderão solucionar problemas muito imediatos e muito pequenos, mas todas as outras coisas ficarão dependendo do poder central, com um notável retrocesso, sobre tudo dos que moramos no interior”.

“Os povos menores não podem ficar pendentes de qual é a vontade e qual é a decisão no centro, porque tudo isto tem uma dinâmica muito distinta'', precisou.