Em memória de sua irmã e filha, que morreu de inanição por uma cruel decisão judicial, os familiares de Terri Schindler Schiavo anunciaram que participarão da Marcha pela Vida que todos os anos se realiza na capital norte-americana para comemorar a legalização do aborto.

Os pais de Terri, Mary  e Robert Schindler, assim como seus irmãos, Suzanne Schindler Vitadamo e Bobby Schindler, lutaram duramente para impedir que as cortes norte-americanas, a pedido do marido,  lhe suspenderam a nutrição e a hidratação, aduzindo que se encontrava em estado “vegetativo”. 

Todos eles criaram a “Terri Schindler Schiavo Foundation” em St. Petersburg, Florida; para lutar pelos direitos dos nascituros e dos pacientes vítimas da prática da eutanásia.

Os organizadores da Marcha pela Vida, que cada 22 de janeiro –data em que se legalizou o aborto nos Estados Unidos mediante a decisão judicial Rói contra Wade-, reune centenas de milhares de manifestantes em Washington DC, anunciaram que a família Schindler estará no fim de semana prévio para oferecer conferências a favor da vida.

“Já não se trata só de lutar contra o aborto,” assinala o irmão de Terri, Bobby Schindler, “a cultura de morte em nossa nação está ameaçando a vida de pessoas como minha irmã através da eutanásia. Está acontecendo de maneira silenciosa cada dia em lares para anciões, em hospitais em toda a nação. A gente tem que tomar consciência de que isto poderia afetar a um membro de sua família em qualquer momento”.

Nos 22 meses que seguiram à morte de Terri Schiavo por ordem judicial, sua família trabalhou infatigavelmente para ajudar e defender a vida dos pacientes medicamente vulneráveis e suas famílias.