Nem Europa nem o mundo que se proclama “moderno” devem temer os símbolos cristãos, especialmente os Presépios, disse o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado do Vaticano, durante sua visita ontem  ao Presépio que cada ano exibem os varredores romanos.

“Ninguém deve ter medo ao Presépio, que é um sinal de fraternidade, intimidade e amizade que não faz mal a ninguém”, disse o Cardeal Bertone, ao recordar que este Natal, “alguém teve medo dos presépios e parecia como que não os quisessem nas escolas, nas cidades e nos lugares públicos”.

O Presépioo, explicou o Cardeal, “é uma lembrança para quem acredita e para quem não acredita, um convite a uma intimidade das famílias e também a uma relação positiva com Deus”.

Criado em 1972 por um jovem trabalhador de limpeza de Roma, o “Nascimento dos Varredores” é o mais conhecido da Cidade Eterna. Seu objetivo é reconstruir, até no mais mínimo detalhe, a Palestina de faz dois mil anos onde nasceu Jesus. Conta com 95 casas  em miniatura e mais de duzentos personagens.

O primeiro Papa em visitá-lo foi Paulo VI em 1974. Mas foi João Paulo II aquele que mais contribuiu a dar a conhecer o lugar com sua assídua presença todos os natais do início de seu pontificado até 2002, quando por problemas de saúde se restringiram suas saídas do Vaticano. Benedicto XVI o visitou no ano passado, e neste Natal recebeu a seus promotores em uma audiência privada. Também o visitaram todos os prefeitos de Roma e até a Madre Teresa de Calcutá.