Um numeroso grupo de religiosas mexicanas provenientes de diversos lugares do país, assistiu ao Curso de Maturidade Afetiva na Vida Consagrada, uma iniciativa da Associação de Leigos pela Maturidade Afetiva e Sexual (ALMAS) que oferece “ferramentas humanas que lhes permitam fortalecer a identidade como consagrados, estabelecer  relações sadias com outros e desenvolver um claro sentido de sua missão”.

O curso reuniu  religiosas de quatro congregações: Catequistas de Maria Santíssima, Dominicanas de Maria Santíssima, Instituto de Coadjutoras  do Apostolado Social e Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.

Segundo ALMAS, “a maturidade afetiva é necessária para pessoas como o sacerdote, religioso ou consagrado, que estão chamados ao celibato, quer dizer, a oferecer com a graça do Espírito e com a resposta da própria vontade, a totalidade de seu amor e de solicitude a Jesus Cristo e à Igreja”.

O curso foi dado no Auditório Nacional  da Cidade do México e a Casa de Oração Jesus Maria.  

Os organizadores destacaram a boa disposição das religiosas nos diversos temas. O curso conta com cinco módulos: meu contexto social, minha identidade humana e minha relação afetiva com Deus, minha identidade sexual, minha identidade como pessoa consagrada e minha missão pessoal.

“Alguns dos temas lhes ajudaram a fazer um percurso por sua história pessoal, o qual lhes fez a confrontar sua vida e a dar-se conta de que, obter a maturidade afetiva, é um processo que não termina nunca”, informaram os porta-vozes de ALMAS.

“Assim como a virtude da castidade passa por luzes e sombras, da mesma maneira a virgindade consagrada passa por graus marcados pela imperfeição, já que se desenvolve sobre uma base humana, que não é perfeita mas sempre pode ser perfectível. E que implica sempre acima de tudo um trabalho pessoal, assim como um compromisso renovado por viver na comunidade relações sadias e construtivas; mas sobre tudo melhorar sua relação pessoal de amor a Deus a quem entregaram sua vida”, acrescentaram.