Diante de milhares de fiéis que se reuniram na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical no dia em que a Igreja celebra a Jornada Mundial do Migrante e Refugiado, o Papa Bento XVI fez um chamado a ver na migração "não só um problema", senão uma bênção para o mundo.

 

 

O Santo Padre exortou a olhar “a Santa Família de Nazaré, ícone de todas as famílias, porque reflete a imagem de Deus custodiada no coração de toda humana família, inclusive quando às vezes fica enfraquecida e desfigurada pelas provas da vida”.

 

 

Deste modo o Pontífice destacou que no “drama da Família de Nazaré vemos a dolorosa condição de tantos imigrantes… reconhecemos em particular as dificuldades da família imigrante, como maus momentos, humilhações, dificuldades, fragilidades”.

 

Mais adiante convidou a “proteger aos imigrantes e a suas famílias mediante o auxílio de serviços legislativos, jurídicos e administrativos específicos e com redes de serviços de setores de escuta e de estruturas de assistência social e pastoral”.

 

Depois de citar o número crescente de emigrantes no mundo -200 milhões- o Pontífice destacou que "a realidade das migrações não deve ser vista somente como  um problema, mas sobre tudo como um grande recurso para o caminho da humanidade".

 

“Somente no respeito da dignidade humana de todos os imigrantes e o reconhecimento destes dos valores da sociedade que os acolhe, fazem possível a justa integração das famílias nos sistemas sociais, econômicos e políticos dos países” concluiu o Papa.