Contra todo prognóstico, a pequena Marcela de Jesus Galante Ferreira completou 51 dias de vida. A menina nasceu em 20 de novembro com anencefalia, uma má formação congênita que supõe a ausência de todo ou parte do cérebro, e implica a morte da pessoa após poucas horas de nascer.

A bebê, que se converteu em um símbolo da luta pro-vida no Brasil, mantém-se estável e desde 22 de dezembro não apresenta complicação médica alguma. Esse dia superou uma parada cardíaca.

Marcela respira com ajuda de um capacete de oxigênio, passa períodos de até 10 minutos no colo de sua mãe, a agricultora Cacilda Galante, e é alimentada com leite por sonda.

A longevidade da menina é todo um recorde entre os bebês com anencefalia no Brasil, onde faz cinco anos em Goiás, outro bebê com a mesma má formação viveu três meses.

Marcela nasceu em 20 de novembro e sua sobrevivência surpreende a todos, pois as crianças que nascem com anencefalia, morrem geralmente aos poucos minutos ou horas de nascer. Marcela possui o bulbo cerebral e a medula, que controlam a respiração, batimentos do coração e reflexos.