A Conferência Episcopal Panamenha (CEP) emitiu hoje um comunicado pedindo a governantes e políticos participar do Plano Nacional de Desenvolvimento, consideram a recente consagração do país ao Sagrado Coração do Jesus como "sinal do compromisso de renovar nossa sociedade" e solicitam ao Governo dar a conhecer os textos aprovados do Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos.

Ao finalizar sua 178° Assembléia Ordinária, os prelados panamenhos expressaram sua dor pelas famílias das vítimas tanto pelo uso de medicamentos intoxicados como pelo incêndio do ônibus no passado mês de outubro", assinalaram que "ambos os casos refletem a falta de responsabilidade e vocação de serviço dos funcionários encarregados de garantir a segurança da população", e pediram a revisão da "lei de transporte, até alcançar um novo instrumento legal eficaz e afastado de todo interesse particular".

Seguidamente, solicitaram que ante a aprovação do Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos, se leve em conta "o indicador moral dos acordos" que "deveria ser o modo de obter um efeito positivo na vida e dignidade das famílias e dos trabalhadores pobres e vulneráveis" ao tempo que exigiram ao Governo dar a conhecer "o texto dos acordos passados, já que é um direito da comunidade".

Em relação ao plano de desenvolvimento nacional, a CEP exorta aos "governantes, dirigentes sociais e partidos políticos a participar da presente iniciativa de acordo e desenvolvimento nacional com uma clara visão de país e opção pelos pobres, que garanta as condições de justiça e eqüidade que demanda toda a população panamenha".

Depois de expressar sua preocupação pela possível alta das tarifas elétricas e solicitar ao governo intervir para encontrar uma adequada solução, os bispos panamenhos pediram "a modificação da legislação nacional em matéria de migração e refúgio para obter um maior respeito da dignidade humana destas populações vulneráveis", como os "indígenas, mulheres e crianças, vítimas de abusos de pessoas que se aproveitam de sua situação de desvantagem para violar seus direitos humanos e trabalhistas".

Logo depois de precisar que a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe é um tema importante para a vida eclesiástica panamenha, os bispos deram a conhecer suas novas autoridades para o triênio 2007-2010. Como Presidente da CEP foi eleito Dom José Luis Lacunza Maestrojuan, Bispo de David; o novo Vice-presidente é Dom. José Dimas Cedeño Delgado, Arcebispo de Panamá, e o cargo de Secretário Geral será desempenhado por Dom José Domingo Ulloa Mendieta, Bispo Auxiliar de Panamá.