O Primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o Ministro para Assuntos de Jerusalém, Yaacov Edri, informaram que seu Governo decidiu abrir uma porta de emergência na igreja do Santo Sepulcro, como medida de segurança para proteger aos milhares de peregrinos que vão ao templo em caso de ocorrer um sinistro.

Segundo o jornal Maariv, a decisão se tomou logo depois da visita de Edri ao templo, na qual constatou que se acontecer um incêndio ou qualquer outro sinistro, a saída dos cristãos se dificultaria por existir só uma porta que faz de ingresso e saída ao mesmo tempo.

Entretanto, a construção de uma saída de emergência obrigaria a ocupar zonas que controla a Igreja Ortodoxa Grega, principal administradora do templo; assim como do Patriarcado Latino e a Igreja Armênia. Segundo o jornal, isto quebraria o status quo entre todas as partes. Uma primeira tentativa aconteceu em 1996, mas fracassaram as gestões entre as autoridades israelenses e os representantes eclesiásticos.

O Ministro para Assuntos de Jerusalém disse que uma nova porta “deve abrir-se embora não se obtenha um acordo”. Acrescentou que “se não chegassem a um acordo entre si, tomaremos nós a decisão e começaremos a trabalhar”.

A igreja do Santo Sepulcro é visitada cada ano por milhares de paroquianos de distintas denominações cristãs, especialmente na Sexta-feira Santa.