O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Polonesa (CEP) se reunirá nessa sexta-feira em sessão especial para tratar “o estado da Igreja na Polônia logo dos eventos dos últimos dias”, depois da renúncia ao cargo de Metropolitano da Arquidiocese de Varsóvia que apresentou Dom Stanislaw Wielgus, por suas conexões com a polícia secreta do regime comunista no passado

Assim o informou o escritório de imprensa da CEP mediante um comunicado. A respeito, o Presidente desta instituição e Arcebispo de Przemysl, Dom Józef Michalik, comentou que “se virmos o que aconteceu, devemos agradecer humildemente ao Senhor porque a verdade venceu ao final de tudo. Devemos agradecer a Deus pela decisão de Dom Wielgus de apresentar sua renúncia e também ao Papa Bento XVI por aceitar a renúncia imediatamente, e assim solucionar o problema”.

Além disso, o Prelado destacou que “para o cristão, presbítero ou bispo, só existe uma ética. Mentir sempre está mau. O mal também consiste em colaborar com homens desonestos para causas desonestas”.

Por sua parte, o Núncio Apostólico na Polônia, Dom Józef Kowalczyk, indicou que “os meios de comunicação devem sentir-se responsáveis pela maneira em que os conteúdos dos documentos do regime comunista vão saindo à luz, para não causar maior dano”.