O Bispo de San Carlos de Bariloche e Presidente da Comissão Episcopal de Ajuda às Regiões Mais Necessitadas, Dom Fernando Maletti, ressaltou a importância da Coleta Nacional “Mais por Menos que se levará a cabo no próximo 12 de setembro– e exortou a ser generosos e contagiar o espírito de amorcom atitudes e gestos que integrem” ao país.

O Prelado expressou que “fazer memória é reconhecer que nestes 35 anos aconteceram muitas histórias na vida do país e da Igreja”, e recordou o “inesquecível” Bispo da Añatuya, Dom Jorge Gottau, mentor da coleta.

“Neste tempo, ‘Mais por Menos’ acentuou e otimizou respostas originais na pastoral e na promoção humana que se geram na Argentina. Isto  dá, a esta humilde ação, um perfil eclesial, definido e com rumo”, afirmou o Bispo.

O Prelado ressaltou que o desafio significa “não só aprofundar essa identidade de Igreja servidora, mas também também mover ao compromisso de toda a gente e de todos os setores –católicos ou não– para que a missão da Igreja se possa levar adiante, também no material. Sobretudo naquelas regiões do país onde é difícil chegar as necessidades do corpo, do coração e do espírito de nossa gente”.

Do mesmo modo, Dom Maletti destacou que o ano passado a Coleta “superou os recordes na cifra do arrecadado e distribuído. Já prestamos contas ao Povo de Deus e a todos os doadores, e se descreveu a todos o modo em que se utilizaram os recursos de 2003. Em numerosas cidades, povos, bairros, paragens rurais e em todas as áreas pastorais se estão aplicando os projetos oportunamente apresentados”.

“Queira o Senhor que nesta coleta de 11 e 12 de setembro de 2004, demos com generosidade para receber multiplicado. ‘Mais por Menos’ é obra de todos, porque a muitos chega e a todos beneficia”, adicionou o Prelado.

Finalmente, o Bispo fez um chamado a promover durante a Coleta “atitudes e gestos que integrem, incluam e dêem mais vida a tantas famílias e comunidades que procuram a dignidade do pão da Palavra e da comunhão dos bens”.